Vistoria Digital: é uma garantia que vocês, proprietários e inquilinos, têm!

 

Um dos principais motivos para uma briga judicial entre inquilinos e proprietários é a condição de entrega do imóvel negociado. Conforme a Lei do Inquilinato (8.245/91), existem algumas ações necessárias para resguardar locador e locatário dos seus direitos e deveres, no negócio de locação de um imóvel acordado entre ambas as partes. Uma delas é a vistoria digital. Você sabe o que isso quer dizer? Continue a leitura que logo você descobrirá!

Normalmente a vistoria digital acontece em 2 momentos, 3 para casos excepcionais. A primeira antes da entrada do inquilino, onde é feito uma inspeção minuciosa em todo o imóvel. Consiste em examinar seus ambientes e itens, verificando características e assegurando o estado de conservação antes da entrega das chaves para os futuros moradores. Pode ser realizada pelo proprietário, em situações de locação direta, ou, pela imobiliária em caso de intermediação da negociação, todavia é aconselhável a presença do locatário para que seja afastado a hipótese de vistoria realizada unilateralmente.

 

 

Ao final da locação, quando se encerra o contrato, é feita a segunda vistoria, onde será comparado o estado do imóvel e seus itens com a primeira (antes da entrada), apontando assim se está tudo certo, conforme foi entregue ou se houve danificações causadas pelos moradores. Caso esteja tudo dentro do esperado, o inquilino responsável está desobrigado de qualquer reparo e o contrato pode ser encerrado sem qualquer conflito. Caso contrário, entra-se o terceiro momento, a conferência. Após ser identificados os danos, o inquilino tem o dever de realizar os reparos, e a vistoria de conferência acontece para assegurar que os mesmos atendam as necessidades, conforme estava antes da entrada no imóvel.

Em casos de venda e compra, também é feito uma vistoria antes da transferência da propriedade.

 

 

A vistoria digital conta com relatório fotográfico de todos os detalhes internos e externos e com o auxílio de um “software de serviço” é realizada de forma totalmente digital. O que facilita o dia a dia das partes envolvidas, agilizando os processos. Ficou mais fácil garantir que o que está sendo anunciado é de fato o que você está recebendo (inquilino) e o que você receberá de volta (proprietário) não é mesmo?

Aqui na Verti Imóveis nós cuidamos de tudo para vocês terem a melhor experiência em compra, venda e locação. Conte conosco!