Programas culturais para quem ama São Paulo

ccbb-1-1-1-300x200

Além de ser o centro comercial e empresarial do país, São Paulo também é o coração da cultura brasileira. Todas as tendências, tanto de arte quanto de estilo de vida, passam primeiro por aqui. Por isso que a cidade tem uma enorme concentração de museus, centros culturais e movimentos artísticos independentes – o que a torna o destino perfeito para quem ama programações do tipo.

Está pela cidade e quer saber onde ir? Confira aqui as dicas da Verti Imóveis de programas culturais para quem ama São Paulo!

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som (MIS), mantido pelo governo do estado de São Paulo, promove exposições de vídeos, fotografia, projetos musicais e fonográficos, e muito mais. Destaques da programação já envolveram grandes destaque da programação são as recentes exposições de grandes nomes da arte mundial, como Georges Méliès e Stanley Kubrick. Para saber sobre as exposições, basta ficar de olho no site.

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo

Telefone: (11) 2117-4777

MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) foi o primeiro museu moderno do país, e é hoje uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Sua coleção já conta com mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos da história e das mais variadas civilizações. Seu projeto arquitetônico surpreendente é uma atração à parte, que chama a atenção de qualquer um que passa pela Paulista. Para ficar a par da programação, consulte a página do museu.

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Telefone: (11) 3149-5959

Museus do Parque Ibirapuera

Já demos nossas dicas para aproveitar o Parque Ibirapuera aqui, e os museus são atrações imperdíveis do local. No total, são quatro: o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Afro Brasil e o Pavilhão das Culturas Brasileiras. Juntos, através de milhares de obras, eles contam um pouco mais da história e dos movimentos culturais que ajudaram a formar nosso país. Veja mais sobre os acervos e exposições no site do parque.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo

Telefone: (11) 5574-5045

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo é a terceira instituição cultural mais visitada de todo o país. Situada no coração da cidade, no prédio histórico que abrigou a primeira sede do Banco do Brasil em SP, ela recebe exposições de destaque internacional – no início deste ano, por exemplo, as obras de Basquiat tomaram conta de seu interior. Você pode conferir a programação completa, os horários e dias de funcionamento no site.

Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo

Telefone: (11) 3113-3651

Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um instituto que busca pesquisar, mapear, incentivar e difundir as manifestações artístico-intelectuais brasileiras. Para isso, ele conta com uma sede na Paulista, que é palco de exposições, shows e apresentações das mais variadas. O espaço funciona de terça à domingo, e a programação pode ser consultada através de sua página.

Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo

Telefone: (11) 2168-1777

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake é um espaço voltado a mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. Uma homenagem à artista que lhe dá o nome, o instituto desenvolve exposições de arte moderna e mostras inéditas no Brasil, trazendo nomes como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró, entre outros. A maioria das exposições é gratuita e seus horários podem ser conferidos no site.

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 201 – Pinheiros, São Paulo

Telefone: (11) 2245-1900

 

São 415 museus em São Paulo – que tal acrescentar esses que citamos no seu roteiro? Garantimos que você irá adorá-los. Se você também é apaixonado por arte, conte para nós, nos comentários, qual o seu lugar preferido da cidade para absorver cultura?