O que a pandemia mudou no perfil de imóvel para quem deve ficar em home office?

o-que-a-pandemia-mudou-no-perfil-de-imovel-para-quem-deve-ficar-em-home-office-5

Imóveis com maior conforto, espaços para montar escritório home office, infraestrutura do bairro e localização, são algumas tendências de um novo perfil de imóveis para comprar na cidade de São Paulo. Será que você também faz parte deste cenário?

A pandemia provocou mudanças e nos trouxe novas necessidades. Uma delas foi o trabalho remoto.

O home office acabou se mostrando possível em vários setores. Muitas empresas já se preparam para manter esse formato definitivo de negócio.

Com isso, há uma mudança no que hoje entendemos como lar. Uma casa ou apartamento deixa de ter a sua finalidade conceitual de abrigo. Passa a ser um espaço compartilhado entre lazer e trabalho.

Diante disso, surgem novas necessidades de configurações no perfil dos imóveis. Para atender o aumento do período que passamos em casa e, também, para nos trazer maior qualidade de vida.

Qual a intenção dos compradores em potencial?

Um estudo realizado pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – e ZAP, sobre o perfil da demanda no mercado imobiliário, mostra que a intenção de compra avança novamente no 3º tri/20 e atinge patamar recorde.

Destacando que a pretensão de morar bem no imóvel, prevalece tanto entre compradores potenciais quanto entre respondentes que declararam ter adquirido imóveis recentemente.

De acordo com a pesquisa, os que declararam intenção de adquirir um imóvel nos próximos 3 meses apresentou nova alta. Passou de 43%, no 2º trimestre, para 48% no 3º trimestre de 2020.

Dentre os compradores potenciais, 50% responderam não fazer diferença entre imóveis novos ou usados. A preferência por usados é de 41% e imóveis novos de 9%.

Para 86% dos que tem a intenção de comprar um imóvel, o objetivo é para moradia. Os outros 14% tem objetivo de comprar para investimento, com especial interesse na renda de aluguel.

Relação compra para moradia com perfil de imóvel

A pesquisa aponta que o aumento na intenção de compra ocorre no período em que as restrições da quarentena são maiores.

Isso mostra o movimento na procura por imóveis que se encaixem melhor nas novas necessidades dos compradores.

As opções buscadas são de um perfil de imóvel com maior conforto, mais espaço para montar escritório home office e localizados em bairros com melhor infraestrutura.

Na cidade de São Paulo já vê a procura por melhores bairros para se morar que possam atender essa demanda.

De fato, aumenta o desejo de se morar bem. Em um bairro bem localizado e com valorização imobiliária.

A compra para moradia muda de contexto. Deixa de ser somente pelo lazer e passa a ser estratégica também.

Conciliando as necessidades de conforto da família com as novas demandas de trabalho remoto.

Perfil de imóvel de alto padrão

Quando olhamos para o perfil do poder aquisitivo dos participantes da pesquisa FIPE-ZAP, vemos porque a busca por imóveis de alto padrão tem aumentado.

No 3º tri/20 o percentual de participantes com renda domiciliar mensal superior a R$10.000,00 subiu para 41%. A média histórica da pesquisa é de 34% dos entrevistados.

Outro fato importante é a queda de juros e da taxa Selic. Favorecendo a disponibilização de crédito para financiamento de imóveis.

Além disso, a pouca rentabilidade das aplicações de renda fixa fizeram os imóveis ganharem espaço como opção de investimento.

Juntando tudo isso e a adoção do home office, o mercado imobiliário de alto padrão passou a ter maior procura de imóveis.

Afinal, as pessoas estão procurando por mais conforto e espaço, em um ambiente que reflita também a personalidade do comprador.

Um novo imóvel para uma nova etapa em sua vida

Sabemos que a compra de um imóvel representa muito na vida de uma pessoa. Seja para quem vai morar sozinho ou com a família.

De fato, esse é um momento que produz um sentimento de renovação e de crescimento pessoal.

Com a possibilidade de trabalhar em home office passamos a ter nosso lar como ambiente profissional. No qual também absorverá nosso crescimento nessa área.

Como resultado, a escolha de um novo imóvel passa em encontrar um novo lugar para acomodar essas novas demandas.

Um lugar que permita ter espaços planejados para cada momento desta nova etapa. Sendo possível conciliar qualidade de vida, lazer e trabalho.

Se você está procurando um novo perfil de imóvel para morar ou investir, a Verti pode lhe ajudar. Oferecemos serviços que permitem um atendimento personalizado e, também, facilitam a experiência e a jornada do cliente no mercado imobiliário.

Aqui na Verti a compra do seu imóvel e as burocracias são resolvidas em um lugar só.

Acesse nossa página principal e encontre o imóvel ideal para comprar ou alugar. Você pode fazer uma pesquisa avançada e escolher o bairro ou endereço, o tipo de imóvel e valores que deseja. Além disso, poderá ver com detalhes as características do imóvel escolhido e uma completa galeria de fotos e vídeos. Confira agora!