(11) 3171-2299

imoveis@admverti.com.br

Ligamos pra você.
Seja nosso corretor.

Novembro Azul: Homens, precisamos falar sobre o câncer de próstata

Novembro Azul

O mês de novembro marca uma série de campanhas e alertas a respeito do câncer de próstata. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2018, 68.220 novos casos foram confirmados no Brasil. O número é bastante preocupante, principalmente porque ainda há entre os homens a falta de informações sobre a doença e infelizmente existe entre alguns o preconceito engessado quanto aos cuidados com a própria saúde. 

Para entender melhor sobre o assunto e ficar atento aos sintomas e prevenção, continue a leitura desse artigo.

Afinal, o que é a próstata?

A próstata é uma glândula exócrina presente apenas nos homens, que está localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e a frente do reto. É um órgão pequeno que pode variar de tamanho de acordo com a idade e é responsável por produzir o líquido prostático, que protege os espermatozóides, aumentando a capacidade reprodutiva e possibilidades de fecundação.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 60 anos, mas há a ocorrência de casos confirmados em pacientes com aproximadamente 40 anos.

Alguns tipos de câncer de próstata são lentos em seu desenvolvimento, podendo demorar até 15 anos para chegar a 1 cm³. Entretanto, outros crescem rapidamente, atingindo outros órgãos e levando a morte. 

Diagnóstico

Por meio de exame de sangue (PSA) ou exame retal, é possível detectar alguma anormalidade. Caso haja suspeita, a confirmação diagnóstica pode ser feita através de biópsia. 

Fatores de risco

Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de próstata. São eles:

  • – Histórico familiar: Homens que tiveram pais, irmãos ou avós com câncer antes dos 60 anos, possuem um grau de risco maior;
  • – Idade: Com o avanço da idade, o risco aumenta. A cada 10 homens diagnosticados com câncer no Brasil, 9 tem mais de 55 anos;
  • – Sobrepeso e obesidade: O excesso de gordura corporal pode elevar os riscos de desenvolvimento do câncer.

Sinais e sintomas

A doença, na maioria dos casos é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando apresenta, eles podem ser:

  • – Dificuldades para urinar;
  • – Fluxo urinário fraco ou interrompido; 
  • – Vontade constante de urinar, durante o dia ou noite;
  • – Sangue na urina ou sêmen;
  • – Disfunção erétil;
  • – Dores do quadril, costas, coxas ou ombros;
  • – Em casos mais graves, pode causar dores nos ossos, insuficiência renal ou infecção generalizada.

Detecção precoce e tratamento

O câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando descoberto no início. A detecção precoce também determina qual o tratamento indicado para cada paciente. Nos casos em que a doença está localizada (que atingiu somente o órgão), o tratamento pode ser realizado por meio de cirurgia oncológica, radioterapia e, em casos especiais, observação vigilante. Já para os casos de metástase (quando o tumor se espalhou para outras partes do corpo), podem ser indicados radioterapia com tratamento hormonal.

Por isso, estar atento a qualquer sintoma parecido com os citados anteriormente e a busca imediata por ajuda especializada podem fazer toda a diferença no tratamento. 

Novembro Azul

Como prevenir

Alguns hábitos são fundamentais para afastar os riscos de desenvolvimento da doença e adotá-los pode trazer diversos benefícios à saúde:

  • – Manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando a ingestão de gorduras;
  • – Praticar atividades físicas regularmente;
  • – Evitar o consumo de álcool;
  • – Não fumar;
  • – Tratar casos de diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Homens, precisamos falar sobre o assunto!

De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), em pesquisa realizada com 3.200 homens foi apontado que 51% dos entrevistados nunca foram ao especialista. A falta de tempo e o medo foram os principais motivos dados por eles. A maioria só procura ajuda médica quando sente alguma dor e geralmente nesses casos, quando detectada alguma doença, esta já está avançada. Há ainda o preconceito que muitos homens têm em relação a cuidar da própria saúde, principalmente quando falamos em prevenção do câncer de próstata. Por isso, manter a mente aberta é um dos primeiros passos para começar a se prevenir. É muito importante conversar com outros homens sobre o tema e não fazer do assunto um tabu. A prevenção é fundamental para a detecção do câncer e de diversas outras doenças. 

Portanto, deixe de lado o preconceito! Converse com seu médico, faça exames de rotina e mantenha hábitos saudáveis.

A Verti Imóveis apoia a causa do Novembro Azul e acredita que os cuidados com a saúde devem valer para os 12 meses do ano. 

Pratique esse ato de amor e viva uma vida livre de preocupações!