O mês de novembro marca uma série de campanhas e alertas a respeito do câncer de próstata. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2018, 68.220 novos casos foram confirmados no Brasil. O número é bastante preocupante, principalmente porque ainda há entre os homens a falta de informações sobre a doença e infelizmente existe entre alguns o preconceito engessado quanto aos cuidados com a própria saúde.
Para entender melhor sobre o assunto e ficar atento aos sintomas e prevenção, continue a leitura desse artigo.
Afinal, o que é a próstata?
A próstata é uma glândula exócrina presente apenas nos homens, que está localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e a frente do reto. É um órgão pequeno que pode variar de tamanho de acordo com a idade e é responsável por produzir o líquido prostático, que protege os espermatozóides, aumentando a capacidade reprodutiva e possibilidades de fecundação.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 60 anos, mas há a ocorrência de casos confirmados em pacientes com aproximadamente 40 anos.
Alguns tipos de câncer de próstata são lentos em seu desenvolvimento, podendo demorar até 15 anos para chegar a 1 cm³. Entretanto, outros crescem rapidamente, atingindo outros órgãos e levando a morte.
Diagnóstico
Por meio de exame de sangue (PSA) ou exame retal, é possível detectar alguma anormalidade. Caso haja suspeita, a confirmação diagnóstica pode ser feita através de biópsia.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de próstata. São eles:
- – Histórico familiar: Homens que tiveram pais, irmãos ou avós com câncer antes dos 60 anos, possuem um grau de risco maior;
- – Idade: Com o avanço da idade, o risco aumenta. A cada 10 homens diagnosticados com câncer no Brasil, 9 tem mais de 55 anos;
- – Sobrepeso e obesidade: O excesso de gordura corporal pode elevar os riscos de desenvolvimento do câncer.
Sinais e sintomas
A doença, na maioria dos casos é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando apresenta, eles podem ser:
- – Dificuldades para urinar;
- – Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- – Vontade constante de urinar, durante o dia ou noite;
- – Sangue na urina ou sêmen;
- – Disfunção erétil;
- – Dores do quadril, costas, coxas ou ombros;
- – Em casos mais graves, pode causar dores nos ossos, insuficiência renal ou infecção generalizada.
Detecção precoce e tratamento
O câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando descoberto no início. A detecção precoce também determina qual o tratamento indicado para cada paciente. Nos casos em que a doença está localizada (que atingiu somente o órgão), o tratamento pode ser realizado por meio de cirurgia oncológica, radioterapia e, em casos especiais, observação vigilante. Já para os casos de metástase (quando o tumor se espalhou para outras partes do corpo), podem ser indicados radioterapia com tratamento hormonal.
Por isso, estar atento a qualquer sintoma parecido com os citados anteriormente e a busca imediata por ajuda especializada podem fazer toda a diferença no tratamento.
Como prevenir
Alguns hábitos são fundamentais para afastar os riscos de desenvolvimento da doença e adotá-los pode trazer diversos benefícios à saúde:
- – Manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando a ingestão de gorduras;
- – Praticar atividades físicas regularmente;
- – Evitar o consumo de álcool;
- – Não fumar;
- – Tratar casos de diabetes, colesterol alto e hipertensão.
Homens, precisamos falar sobre o assunto!
De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), em pesquisa realizada com 3.200 homens foi apontado que 51% dos entrevistados nunca foram ao especialista. A falta de tempo e o medo foram os principais motivos dados por eles. A maioria só procura ajuda médica quando sente alguma dor e geralmente nesses casos, quando detectada alguma doença, esta já está avançada. Há ainda o preconceito que muitos homens têm em relação a cuidar da própria saúde, principalmente quando falamos em prevenção do câncer de próstata. Por isso, manter a mente aberta é um dos primeiros passos para começar a se prevenir. É muito importante conversar com outros homens sobre o tema e não fazer do assunto um tabu. A prevenção é fundamental para a detecção do câncer e de diversas outras doenças.
Portanto, deixe de lado o preconceito! Converse com seu médico, faça exames de rotina e mantenha hábitos saudáveis.
A Verti Imóveis apoia a causa do Novembro Azul e acredita que os cuidados com a saúde devem valer para os 12 meses do ano.
Pratique esse ato de amor e viva uma vida livre de preocupações!