Comprou imóvel para alugar? Veja algumas dicas para locar mais rápido

comprou-imovel-para-alugar-veja-algumas-dicas-para-locar-mais-rapido-02 (1)

A casa própria deixou de ser prioridade para algumas pessoas, especialmente jovens, solteiros, estudantes ou recém-casados. Muitos deles preferem um imóvel para alugar. As razões são diversas, vão desde a falta de recursos à mudança de cultura.

Se você é um investidor ou proprietário de imóveis, certamente quer saber como fazer o seu imóvel se destacar no mercado e ser locado mais rápido. Certo?

Confira algumas dicas que podem lhe ajudar nesse mercado! Elas cabem tanto para imóveis residenciais, quanto comerciais.

Localização e público alvo

A localização do imóvel muitas vezes define o tipo de pessoa que irá morar nele. Imóveis próximos a universidades ou faculdades podem ser alugados por estudantes, que preferem não gastar com transporte.

Imóveis próximos a grandes áreas comerciais, com vários prédios de escritórios, certamente têm chances de serem locados para executivos solteiros ou jovens no início da carreira. Já imóveis maiores, em áreas residenciais, irão agradar famílias com filhos pequenos e pets.

É preciso avaliar a área de localização do imóvel para, então, fazer alguns ajustes necessários para atender ao público alvo.

O locador deve considerar que, às vezes, será necessário fazer algum investimento para alugar seu imóvel de maneira mais rápida e com um preço melhor.

Mantenha o imóvel sempre limpo

Visitar um imóvel que está limpo, sem entulhos e organizado, passa uma excelente impressão ao potencial locador.

Por isso, a limpeza é imprescindível na hora da locação. Paredes sujas e com buracos, piso riscado e móveis velhos pelos cantos, desestimulam o interessado. O imóvel perde na apresentação. É preciso lembrar que a primeira impressão é sempre a que fica.

Faça pequenos reparos

Da mesma forma, armários com portas caindo, piso com defeito, azulejos soltos e espelhos rachados, dão um aspecto de abandono ao imóvel.

Muitas vezes nem é preciso trocar os armários, apenas contratar um profissional para fazer pequenos ajustes.

Além disso, é preciso ter atenção às instalações elétricas e hidráulicas. Garantir que esteja tudo em funcionamento.

Mobília e armários

Pessoas jovens e solteiras trabalham e estudam demais. Muitas vezes, não possuem condições de mobiliar todo um apartamento ou sequer possuem tempo. Um imóvel mobiliado, com armários, camas e até mesmo eletrodomésticos pode ser um grande diferencial na hora de locar.

Esses imóveis podem ser locados até mesmo para empresas, que recebem executivos ou colaboradores para ficarem algum tempo na cidade. Especialmente se a localização for perto da sede da empresa. É muito mais barato do que deixar o visitante por meses em um hotel.

Outro público interessante são os estudantes universitários, que se juntam em grupos de 3 ou 4 para locar um imóvel próximo à Universidade. Nesse caso, imóveis com armários e cama beliche serão uma excelente pedida para esse perfil de público.

E, é claro, em tempos de pandemia e de trabalho remoto, ter um espaço adequado para o profissional montar seu home office pode ser um grande diferencial.

Faça uma pesquisa no mercado, especialmente em imóveis próximos

Em caso de apartamentos, veja se há no condomínio outras unidades para locação. Em caso positivo, qual o valor, qual diferencial elas apresentam e como o seu imóvel pode se destacar.

Esteja aberto a propostas e saiba negociar

Com base no valor de mercado e de imóveis próximos, é importante estar aberto a negociações e propostas.

Saber flexibilizar e ceder um pouco, para o inquilino pode ser um diferencial no momento da locação. Sobretudo se houver imóveis semelhantes na mesma região ou mesmo no condomínio.

É preciso saber negociar inclusive com relação à garantia que será dada pelo inquilino. Apesar de haver algumas opções de garantia, é permitido exigir apenas uma.

Lembre-se, portanto, de que exigir um depósito e um fiador, concomitantemente, é ilegal.

Conheça a legislação

No Brasil, a Lei do Inquilinato rege as relações de locação de imóveis, tanto para uso residencial quanto comercial. Não é necessário saber toda a legislação decorada. Entretanto, o proprietário precisa conhecer pelo menos os seus direitos básicos, bem como os direitos do seu inquilino.

Nesse ponto, uma dica extra fará toda a diferença. Contrate uma administradora de imóveis ou imobiliária confiável para gerir o seu imóvel.

Tenha um contrato de locação bem elaborado

É preciso cuidado na hora de elaborar um contrato de locação, pois tudo deve ficar definido no instrumento. A quem caberá os pagamentos das taxas, as condições do imóvel, o prazo de duração da locação, multas e juros em caso de inadimplência, o tipo de garantia que será dada.

É preciso um profissional qualificado ou empresa especializada em administração imobiliária para elaborar o documento. Não adianta utilizar modelos prontos encontrados em papelarias ou na internet, pois cada imóvel possui suas especificidades.

Não faça tudo sozinho

Se existe pressa na locação do imóvel, a melhor solução é deixar uma empresa especializada ajudar na locação. Os profissionais são treinados para valorizar o seu imóvel, anunciar nos melhores sites, portais e aplicativos, cadastrar e fazer a análise de crédito dos potenciais locatários.

Uma boa empresa de administração de imóveis pode representar economia de tempo, além de evitar burocracia e estresse na hora de locar seu imóvel.

Providências como analisar o perfil do locatário, o cadastro do fiador, elaborar contratos, reconhecer firmas são coisas que tomam tempo demais do locador, mas são facilmente resolvidas por uma administradora.

A escolha dela pode fazer toda a diferença na agilidade com que o imóvel é alugado. Prefira uma que possua boa reputação e solidez no mercado e que ofereça múltiplas possibilidades de anúncios do imóvel, especialmente na internet.

Hoje em dia, normalmente a procura por um imóvel inicia pela internet. Os potenciais inquilinos selecionam alguns imóveis para, então, entrar em contato com o corretor ou imobiliária.

 

Se você quer alugar seu imóvel pelo valor de mercado e cliente certo, conte com a Verti Imóveis. Oferecemos assessoria aos proprietários para preparação do imóvel no mercado imobiliário, com o objetivo de gerenciar o patrimônio e maximizar o rendimento do imóvel.

 

A Verti Imóveis possui uma parceria com um dos maiores portais imobiliários do país, a Netimóveis. Após o cadastro no portal, seu imóvel será disponibilizado para mais de 2 mil corretores, espalhados pelas associadas. Entre em contato e saiba mais.