A partir de um certo momento da vida, começamos a pensar em como viver bem. Não perder a autonomia, ser saudável e não viver estressado. Mas, aí vem uma pandemia e bagunça as nossas vidas. O que fazer para ter um 2021 melhor? Já ouviu falar sobre os 5 pilares da qualidade de vida?
De fato, antes mesmo da pandemia chegar, muitos de nós já tínhamos uma vida corrida e cheia de atividades.
O que mudou de uma hora para outra foi que ficamos privados de sair e nos relacionar. Para um ser humano, isso é algo contrário à sua evolução social. Pelo menos para aqueles que acreditam na vida além do celular e da internet (rs).
Tudo isso trouxe consequências para a saúde de muitas pessoas. Depressão, insônia, estresse e tantos outros. Todos queremos um ano melhor!
Vamos começar pensando num ponto. Para você, o que é ser saudável?
O que é saúde?
Algumas pessoas entendem que saúde é a “ausência de doenças”. Entretanto, se considerarmos nossas vidas como um todo, saúde é um conceito complexo.
Muitos autores consideram que estar saudável vai além de não ter doenças. Envolvem também aspectos sociais e psicológicos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, define saúde de maneira mais ampla.
Segundo a OMS, saúde é:
“O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”
Portanto, de acordo com a OMS, saúde não é apenas não ter doenças. Para ser saudável é fundamental estar bem em vários aspectos da vida.
Ou seja, estar bem psicologicamente, apresentar boas interações sociais, viver em segurança, ter perspectiva de futuro, por exemplo.
E como fazemos para estar bem e saudáveis?
Em busca da felicidade, bem-estar e qualidade de vida
Já vimos que ser saudável não é um estado fácil de se alcançar. Consequentemente, também de se avaliar.
Cada indivíduo encara os desafios do seu dia a dia e da sua vida de forma diferente. Saúde e qualidade de vida são subjetivas e dependem diretamente dos valores que cada indivíduo possui.
Mas, existem alguns indicadores que, quando valorizados e trabalhados devidamente, promovem o bem-estar, a elevação da autoestima e a qualidade de vida.
Alguns aspectos refletem uma qualidade de vida com bem-estar. Entre eles, ser feliz, realizado e bem equilibrado.
Entretanto, muitos enfrentam diversos obstáculos para consegui-los. Essa dificuldade acontece, geralmente, porque o foco das atitudes não está sobre os chamados pilares da qualidade vida.
Você conhece os 5 principais pilares da qualidade de vida?
Os 5 principais pilares da qualidade de vida
Bem, antes de apresentarmos os 5 principais pilares da qualidade de vida, pense no seguinte:
É possível conquistar objetivos em nossas vidas sem que tenhamos bases para suportar as dificuldades e possíveis quedas?
É bem provável que não.
Por isso, é importante ter elementos que sirvam de alicerces vitais para nos sentirmos mudados de forma positiva e natural.
Com os 5 principais pilares da qualidade de vida podemos adotar boas práticas em nosso dia a dia.
Eles promovem o bem-estar e a elevação da autoestima. Deixando a vida recheada de motivação e harmonia.
Vamos conferir quais são?
1. Alimentação saudável
Cansaço, apatia, irritabilidade, insônia e falta de motivação. Além disso, o surgimento de doenças, como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Para muitas pessoas, estas são as consequências de uma má alimentação.
Isso ocorre porque optamos por frituras, comidas industrializadas e alimentos excessivamente calóricos.
Quem já não teve um dia cansativo, ou corrido, e chegou em casa sem tempo de fazer o jantar? Qual solução procuramos?
Pedir aquela pizza ou tirar aquele congelado para fazer no micro-ondas.
Nossa rotina nos faz esquecer que os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias.
Por isso, é importante abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo com os alimentos que realmente fazem bem para nós.
Como por exemplo: verduras, alimentos cozidos, frutas, legumes, cereais e carnes magras.
Portanto, alimentação baseada em uma dieta equilibrada é extremamente importante para a manutenção da saúde física e mental.
2. Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos representa uma das principais fontes no combate a evolução de certas doenças.
Não à toa é uma das principais recomendações feitas por médicos. Já que a prática de exercícios físicos ajuda reduzir a obesidade e proporciona bem-estar geral ao organismo.
Como resultado, exercícios físicos fortalecem os músculos e ossos. Promovem a manutenção do equilíbrio, melhora do sistema cardiovascular e também aumento da autoestima.
Além disso, ao praticar alguma atividade, o corpo libera endorfina. Substância responsável por proporcionar satisfação e que tem propriedades antidepressivas.
Pratique algum exercício regularmente. Basta escolher um que te agrada mais.
Existem vários: caminhada, natação, yoga, dança, futebol, basquete, vôlei, entre muitos outros.
3. Equilíbrio mental
Como dito anteriormente, saúde não é só ausência de doença. Por isso, não deve ser tratada somente como uma questão física.
Saúde mental também é importante. A falta de equilíbrio mental traz como consequência muito estresse. Assim como, descontrole diante de adversidades que aparecem pelo caminho.
Um bom exemplo é o momento que estamos vivendo de pandemia. Sabemos bem como tem sido difícil se manter equilibrado com tantas mudanças não planejadas.
Uma mente equilibrada é aquela que permite enfrentar os obstáculos com paciência, discernimento e otimismo.
Ser otimista é buscar sempre o melhor de si e saber que irá encontrar a melhor solução.
Para isso, procure meditar, praticar atividades prazerosas e aprenda a separar um problema do outro.
4. Relações sociais
Relacionamentos são essenciais para que uma pessoa evolua em termos morais. Principalmente os bons e verdadeiros.
É da natureza do ser humano viver em comunidade. Para que ele possa aprender mais sobre si mesmo e sobre os outros ao seu redor.
Quer uma dica para identificar se esse pilar está desequilibrado em você?
Veja como está sua relação com seus familiares, colegas de trabalho, vizinhos e pessoas do seu convívio social.
Estar satisfeito com as relações sociais é o primeiro passo para o equilíbrio emocional. Além disso, permite o crescimento pessoal e a felicidade em conjunto.
5. Qualidade de sono
Quem aqui não sabe mais o que é dormir tranquilo uma noite inteira? Que pare de bocejar e levante a mão! (rs)
Saiba que noites de sono bem dormidas, refletem muito no dia a dia de uma pessoa.
Irritabilidade, insônia, estresse, mau humor e apatia, são sinais de que esse pilar está desequilibrado. Consequências típicas de quem dorme pouco.
Especialistas afirmam que para se obter uma boa qualidade de sono, o ideal é dormir cerca de oito horas por dia. Mas, não no sofá hein! De preferência para uma cama confortável.
Como resultado, você terá maior disposição, energia e harmonia física e mental durante o seu dia.
Como vimos, saúde vai além de não estarmos doentes. Devemos cuidar da nossa saúde física e mental também.
Para que seu 2021 seja melhor, pratique os 5 pilares da qualidade de vida. Eles promovem resultados positivos para quem deseja viver bem. Qualquer que seja a etapa da sua vida.
A Verti Imóveis quer que você tenha um ano melhor e por isso preparou uma live especial sobre: Como usar a positividade em seu benefício. Acontecerá no dia 26/01 às 19h.
Ela será realizada com o diretor médico do Instituto Teófilo Centro-Clinico Terapêutico para o Desenvolvimento Humano, Prof.Dr. Rubens Harb Bollos, abordando as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Não perca e faça a sua inscrição! Aproveite e compartilhe com amigos e familiares.