Casa Inteligente: Veja tecnologias para uma casa conectada

casa-inteligente-tecnologias-para-uma-casa-conectada

Você já ouviu falar de casa inteligente ou Smart Home? Não é um conceito novo, mas a chegada dos assistentes conversacionais (Alexa) e o avanço de outras tecnologias (5g), impulsionam o que há de mais moderno em automação residencial.

Afinal, permite que você tenha em seu lar coisas que até há poucos anos se limitavam à ficção.

Quando estamos falando em casas inteligentes, referimo-nos às com ações automatizadas. Não só isso, mas também à possibilidade de dar ordens à sua casa.

Igualmente, de adaptar seu dia a dia, com a tecnologia, de forma que fique mais agradável. Por isso, a procura por esse estilo de vida cresce a cada dia.

Já pensou em mandar sua casa fazer coisas enquanto você dá melhor uso ao seu tempo? Pois, é isso que o uso de aparelhos inteligentes e de automatização permite.

Se você ainda não conhece sobre casa inteligente ou tem dúvidas, esse artigo é para você!

Hoje veremos tudo sobre como ela funciona e suas vantagens. Da mesma forma, o que ela inclui e pode fazer por você!

O que é uma casa inteligente?

Esse é o nome que se dá a uma casa automatizada, integrada e que responde a comandos. Isto é, ela permite o “diálogo” entre os usuários e os equipamentos integrados a ela.

Por exemplo, é possível ligar luzes e tocar músicas pelos ambientes com comandos de voz. Da mesma forma, controlar eletrodomésticos pelo celular.

Além disso, você pode criar rotinas internas. Com isso, luzes, sensores e fechaduras podem ligar ou desligar, respectivamente, de acordo com sua vontade.

Note que, há alguns anos, uma casa inteligente só era possível apenas nos capítulos dos Jetsons! Ou, no máximo, nos filmes da franquia De Volta Para o Futuro 2.

Mas hoje, já é uma realidade que pode revolucionar seu dia a dia. Afinal, note quanta praticidade está em jogo!

Com o aumento do uso da tecnologia e de sua adaptação para novos espaços, a automatização de lares ganha mais espaço.

Assim, adotá-la é uma forma de abraçar a modernidade.

Como obter uma casa inteligente?

Existem diversas formas de conquistar uma Smart Home. São várias as maneiras de automação e de recursos que você pode adotar.

Abaixo, confira os principais e veja como ter uma casa inteligente. Com esses dispositivos a sua vida se torna muito mais prática!

Assistente Virtual

A assistente virtual é um dos itens mais populares da casa inteligente. Elas permitem comandos de voz para inúmeros fins, por exemplo:

  • Fazer ligações;
  • Criar playlists e alarmes;
  • Comandar eletrodomésticos por comando de voz.

Assim, é como se ela fosse a gerente da Smart Home. Ao dar comandos a elas, ativam-se outras atividades.

Dentre as mais populares estão a Alexa e o Google Assistente.

Controle infravermelho

Quando os seus aparelhos não são compatíveis com a assistente virtual, o infravermelho entra em cena. Ele permite a conexão entre aparelhos.

Para isso, ele usa a conexão Wi-fi da sua casa. Dessa forma, fica muito mais fácil comandar seus eletrodomésticos e funções do lar.

Iluminação

A iluminação automatizada também faz parte de uma casa inteligente. Nesse caso, considere apostar nas Lâmpadas Inteligentes.

Elas permitem o controle por comando de voz, com a assistente virtual. Ou, então, comandos pelo próprio smartphone.

Eletrodomésticos inteligentes

Ainda, muitos eletrodomésticos já acompanham, hoje, seus próprios sistemas inteligentes. Com isso, você não precisa da assistente para comandá-los.

Você sabia que já existem geladeiras, máquinas de lavar e robôs aspiradores com controle pelo celular. Assim, você pode ligá-los e desligá-los à distância.

Fechaduras eletrônicas

Os itens de segurança também compõem a casa inteligente. Dentre eles temos as fechaduras eletrônicas. Elas se apresentam em diversos modelos.

Algumas delas, por exemplo, exigem biometria ou senha para destrancar uma porta. Outras permitem o controle à distância, pelo celular.

Câmeras de segurança e sensores

Outros elementos de segurança que entram na casa inteligente são os sensores e as câmeras. Os primeiros servem para indicar a presença de alguém no ambiente.

Já as câmeras são acesso em tempo real às imagens da casa. Nesse caso, aliás, o acesso pode ser pelo smartphone.

Quais são as vantagens em apostar na casa inteligente?

Investir em tecnologia para criar uma casa automatizada traz inúmeros benefícios. Afinal, isso traz praticidade ao seu dia a dia.

São várias as funções que você pode realizar à distância. Com isso, você pode economizar seu tempo. Ainda, pode ter maior controle do seu lar.

Da mesma forma, a segurança aumenta com o uso da casa inteligente. Em poucos passos você pode conferir o ambiente, com imagens.

Igualmente, pode trancar e destrancar portas à distância. O mesmo ocorre em relação aos sensores e à iluminação.

Com isso, você pode ter tudo da sua casa à palma da mão!

Se você pensa em investir em um novo imóvel, não deixe de considerar a opção de uma casa inteligente. Além de valorizar o seu investimento, ela possibilita maior qualidade de vida. A tecnologia é uma forte aliada para isso.