loader

(11) 3171-2299

imoveis@admverti.com.br

Ligamos pra você.
Seja nosso corretor.

Campanha Outubro Rosa reforça três pilares no controle do câncer de mama: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

O mês de outubro deve lembrar que o cuidado com as mamas, precisa ocorrer o ano inteiro. A campanha internacional tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama. Proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres brasileiras, representando cerca de 25% de todos os gêneros que acomete o sexo feminino. No Brasil, são previstos 59.700 novos diagnósticos em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Em 2018, das cinco faixas de incidência de câncer de mama, o Brasil figurou na segunda faixa mais alta de ocorrências entre todos os países com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia das 11,5 milhões de mamografias aguardadas para o ano passado, apenas 2,7 milhões foram realizadas. O baixo índice de exames é um fator de risco para milhares de mulheres. Sendo preciso maior atenção às pessoas de baixa escolaridade e às regiões que têm taxas de incidência e mortalidade elevadas.

Em relação à taxa de mortalidade, o Brasil está situado na segunda faixa mais baixa, à frente de países como o Reino Unido e França, e atrás da Austrália, Estados Unidos e Canadá.

O grande mito dessa doença é acreditar que esse câncer só afeta o sexo feminino. O câncer de mama em homens, embora em menor número, acontece na proporção de 1 homem a cada 100 mulheres.

Quais as causas?

Sem uma causa única, diferentes agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença como histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, envelhecimento, idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não dado de mamar, idade em que entrou na menopausa, entre outros.

Como identificar?

O autoexame da mama é responsável pela descoberta de 80% dos casos. Através dele pode ser pré-diagnosticado um caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor. Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos também são fatores que colaboram para o diagnóstico. O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.

Em frente ao espelho:

– Posicione-se em frente ao espelho.

– Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos.

– Coloque as mãos na cintura fazendo força.

– Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo.

– Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé:

– Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça.

– Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda.

– Divida o seio em faixas e análise devagar cada uma delas. 

– Sinta a mama.

– Faça movimentos circulares, de cima para baixo.

– Repita os movimentos na outra mama.

Deitada:

– Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita.

– Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão.

– Apalpe a metade externa da mama.

– Depois apalpe as axilas.

– Inverta o procedimento para a mama esquerda.

A importância da mamografia.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento mundial da doença.

Medidas preventivas contra o câncer de mama.

Estudos demonstram que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos mais saudáveis como a prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso apropriado. A amamentação também é considerada um fator protetor.

É preciso falar sobre.

Tanto na busca do diagnóstico precoce, durante ou após o tratamento, existem os grupos de solidariedade que auxiliam a enfrentar as dificuldades da doença, e em buscar uma vida melhor. Nós aqui na Verti Imóveis através da união dos colaboradores fazemos a nossa parte em passar a mensagem de que os cuidados com as mamas devem ser o ano inteiro e não apenas no Outubro Rosa.

Passamos adiante a informação de que quase 30% da prevenção da doença é realizada através da adoção de hábitos de vida saudáveis. Destacamos a importância da realização do autoexame periodicamente, que é responsável por um elevado índice de diagnóstico precoce, além da realização da mamografia, um exame que identifica e serve como rastreamento da doença em todo o Mundo.

Lembre-se que para vencermos essa batalha é precisa fazer a disseminação do conhecimento e educar as pessoas, para que elas se conheçam e conheçam o seu corpo. Quem previne ama!