ALUGUEL DE IMÓVEIS: 14 dicas antes de alugar um e assinar o contrato

Começar a busca pelo imóvel ideal para alugar é uma jornada empolgante! Entretanto, é fundamental manter os pés no chão para não acabar esquecendo de detalhes importantes nessa hora.

 

Mesmo que você se encante por um imóvel logo na hora da visita, é preciso estar ciente de todos os detalhes para não se ter nenhuma surpresa indesejada.

Por isso, é importante esclarecer todas as suas dúvidas no site, com o corretor ou imobiliária que você esteja consultando.

 

Verti Imóveis separou algumas informações e dicas importantes para preparar você melhor para essa jornada.

Neste post, saiba o que perguntar antes de assinar o contrato de aluguel de um imóvel e várias dicas importantes para alugar o imóvel certo para você.

 

1.      Cuidados ao escolher um imóvel pela internet

Mesmo sendo uma ferramenta muito poderosa e facilitadora na hora de procurar um imóvel, é preciso verificar as informações disponibilizadas por sites e aplicativos. Dê preferência aos imóveis com fotos e com informações claras e precisas. Também é preciso verificar a imobiliária ou corretora que está anunciando o imóvel, se ela tem credenciais e boa reputação no mercado.

2.      Certifique-se da idade do imóvel

Se você está de olho em um imóvel mais antigo, é preciso dar mais atenção aos detalhes das estruturas. Quanto mais velhos forem pisos, azulejos e instalações hidráulicas, maior a chance de precisarem de reparos. Fique de olho também nas paredes e no teto para que, em caso de rachaduras, você possa sinalizar ao corretor e repassar para o dono do imóvel.

3.      Valor do aluguel, duração do contrato e reajustes

É necessário que o contrato especifique de forma clara e específica o valor do aluguel e a duração do contrato. É normal que os valores dos aluguéis sejam reajustados anualmente, mas o contrato precisa estabelecer a forma de reajuste, especialmente para evitar surpresas desagradáveis com o passar do tempo.

4.      Multas

O contrato pode, ainda, prever multas em caso de descumprimento de alguma cláusula. Por exemplo, em caso de desistência da locação antes do término do contrato. As multas precisam estar de acordo com a legislação, Lei 8245/91, e explícitas no contrato.

5.      Proteja-se contra a venda do imóvel

O locatário tem Direito de preferência na compra do imóvel, como prevê a legislação. Ou seja, caso o proprietário deseje vender o imóvel, deve oferecer primeiro a quem está morando. Mas, mesmo tendo a preferência, talvez você não queira ou não tenha condições de comprar o imóvel. Por isso, é bom conversar com a imobiliária para estabelecer uma cláusula sobre as condições de venda do imóvel enquanto você estiver morando nele.

6.      Entenda as obrigações de cada parte

O contrato deve deixar clara as suas obrigações durante o contrato, para que você não seja obrigado a fazer nada que não saiba que se trata. Da mesma forma, precisa estabelecer também quais são as obrigações da outra parte, ou seja, os seus direitos.

7.      Verifique quem será o administrador do imóvel

Em muitos casos o proprietário é quem faz a administração. Qualquer problema que você tenha durante a vigência do seu contrato deverá ser tratado diretamente com o administrador mencionado em contrato. Da mesma forma, fará todos os pagamentos dos aluguéis a ele. Por isso, é importante que esteja identificado no contrato o responsável pelo imóvel.

8.      Garantia

É direito do locador exigir uma garantia para poder efetuar a locação do imóvel. Existem alguns tipos possíveis de garantias locatícias, mas apenas uma pode ser exigida. Verifique a garantia exigida e as condições antes de assinar o contrato.

9.      Confira o termo de vistoria

O termo de vistoria faz parte do contrato, é parte essencial. O termo precisa ser claro e especificar todas as reais condições em que o imóvel se encontra. Não pode conter informações que não correspondam às condições do imóvel e dos móveis que tem nele.

É necessário para segurança de questionamento de danos que exista o laudo de vistoria ele deve ser feito na presença das partes não aconselhamos vistoria unilateral e deve ser laudo escrito e fotográfico.

10.  Observe o que é exigido quanto à conservação do imóvel

A praxe é que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi locado. Por isso, você deve manter sempre o imóvel limpo e bem conservado e verificar o que exatamente é exigido de você pelo contrato. Não somente pelo contrato, a legislação traz um artigo específico que trata das obrigações do Locatário, Lei 8.245/91, artigo 23.

11.  Cota condominial e o que abrange

É de responsabilidade do locatário pagar apenas as despesas ordinárias do condomínio. Sendo assim, é importante observar o que engloba o valor do cota condominial: se a água e gás são individualizados, etc. Sempre se informe! Além disso, a cota condominial pode variar de acordo com a infraestrutura do imóvel. É bom estar ciente de tudo o que a compõe pois, ela não é igual em todos os condomínios.

12.  Outras taxas e impostos

IPTU, outros impostos e despesas: tudo isso tem um custo e você precisa estar a par da situação. Pergunte ao corretor quem irá se responsabilizar pelas taxas e quais são elas. Assim, você consegue ter uma noção melhor de qual será o comprometimento da sua renda com o aluguel.

13.  Posição do sol

Saber a posição solar do imóvel no qual você está interessado pode ser importante. Ela vai garantir o conforto térmico e gerar menos gastos devido à incidência de luz natural. Mas é claro, essa questão pode variar muito de acordo com a sua preferência!

14.  Vizinhança

A região na qual o imóvel desejado está localizado terá um papel importantíssimo no seu dia a dia. Caso você não conheça o local, pergunte sobre as conveniências que ele oferece — como mercados, farmácias, padarias, hospitais e soluções de transporte público. Pesquise também sobre a segurança do bairro e tente conhecer um pouquinho mais sobre ele antes da mudança.

 

Se essas dúvidas forem esclarecidas, você estará pronto para assinar o contrato e alugar seu imóvel!

 

Portanto, caso você esteja procurando por um imóvel, pode contar com a Verti Imóveis! Faremos de tudo para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar o imóvel que melhor se encaixa às suas necessidades. Que tal falar conosco!?